Depois de investir tempo e dinheiro em pesquisas, testes e desenvolvimento de sua embalagem, chega o momento de definir a gráfica quer será sua parceira para fornecer esta importante matéria-prima. E por onde começar? Existe um
melhor caminho a ser seguido? O produto entregue pela gráfica, sendo bom e o preço competitivo, é suficiente para garantir sucesso nas vendas? É o suficiente para garantir a sustentabilidade do seu negócio?
As perguntas acima farão sentido para todas as empresas que realizam o planejamento e a criação da embalagem do produto e que procuram um parceiro de confiança, que lhes entregue exatamente o produto solicitado. Na realidade do mercado atual, as embalagens têm uma função que vai muito além do mero acondicionamento do produto, e hoje são parte
integrante e, talvez cada vez mais, indissociável dele.

Pesquisas atuais revelam que, para o consumidor dos seus produtos, a embalagem é algo inseparável de seu conteúdo, a qual representa a qualidade do produto que está envolvendo.

1. AVALIE O PORTFÓLIO DISPONÍVEL DE IMPRESSÕES

Durante a seleção de fornecedores gráficos avalie o portfólio de produtos que estes oferecem.
Isso, porque há diversas vantagens em, quando possível, adquirir mais de um tipo de mercadoria de uma mesma gráfica. Algumas vantagens são:
-Lidar com menos fornecedores;
-Aumentar o poder de negociação;
-Conseguir descontos atrativos;
-Receber produtos diferentes em uma mesma entrega;

Durante a avaliação do portfólio, você também poderá reconhecer qual o tipo de trabalho que a gráfica oferece, quais os tipos e qualidade de acabamentos gráficos e quais os tipos de papéis que ela trabalha.

2. ESTUDE A QUALIDADE DA IMPRESSÃO E ACABAMENTO

Quando se trata de embalagem, a qualidade da impressão e acabamento são fundamentais para a experiência do consumidor final. Quando a embalagem é o primeiro contato que o cliente tem com o seu produto, o estudo da qualidade de impressão que a gráfica oferece deve ser amplamente explorado.
A ideia é que você receba um impresso que reproduza fielmente as cores de sua marca ou seu produto. Além de satisfazer às expectativas do cliente, embalagens impressas com o mesmo tom de cores em uma prateleira, transmitem o valor. Quando as impressões são ruins, transmite ao comprador que o produto possa ser ruim ou falsificado.
Verifique se a gráfica dispõe de níveis padronizados de operação e se segue algum padrão internacional de Colorimetria. Isso garante que, por mais que você mude de fornecedor, os seus impressos serão sempre entregues na mesma cor.
Um bom indicativo da qualidade é a experiência dos outros clientes. Veja o que diz quem já contratou os serviços e pondere o nível de satisfação.

3. VERIFIQUE COMO A GRÁFICA IRÁ ANALISAR OS ARQUIVOS DE SUA EMBALAGEM

Ter uma equipe trinada, capacitada e sempre atualizada não influencia apenas na qualidade de impressão dos seus produtos, como também é possível receber um feedback sobre como os seus arquivos estão sendo preparados pela sua equipe de design e marketing.
Ainda, com uma equipe capacitada para atende-lo, é possível ainda receber uma opinião de experts, sobre qual a melhor solução de embalagem para o seu produto. Às vezes uma simples alteração de formatos, cores e acabamentos, pode lhe trazer redução de custos, tempos produtivos ou tornar sua embalagem mais atrativa no ponto de venda.

Com uma roupagem mais moderna, as empresas tentam fazer com que o mercado dê mais valor (ou pare de depreciar) a um produto já conhecido.

A análise do arquivo por profissionais capacitados garante as configurações necessárias para que seu produto seja entregue conforme suas expectativas, que rótulos e cartuchos sejam impressos conforme estabelece os padrões de qualidade gráfico, atendendo às expectativas de clientes extremamente exigentes.

4. ESCOLHA UMA GRÁFICA COM SUPORTE DIFERENCIADO

No estado de São Paulo, existem inúmeras opções de gráficas de embalagens disponíveis no mercado. É importante avaliar como a gráfica oferece suporte técnico. Um atendimento de especialistas garante o apoio técnico que você precisa. Este apoio deve estar disposto a sanar dúvidas, solucionar problemas e lhe ajudar com qualquer demanda extra que você possa
solicitar.
Avalie a rapidez e a forma como a gráfica lhe responde. Ter uma equipe treinada e apta a lhe atender acarreta em satisfação total de sua equipe e garante que seu produto lhe seja entregue com os mais altos padrões de qualidade disponíveis no mercado. Um atendimento consultivo, por especialistas, contribui para analisar e definir as necessidades de seu negócio.

O atendimento e suporte especializado garante a que sua gráfica se torne um parceiro, contribuindo para o aumento de vendas, garantindo que suas embalagens estejam sempre no seu estoque no momento solicitado e da forma que mais se adequa a você. Desde o primeiro até o pós-venda, você deve se sentir confortável em fazer negócio com a gráfica de sua escolha. A gráfica tem que demonstrar todo o interesse em criar e manter o vínculo com você. É essencial colocar o consumidor em primeiro lugar e fazer com que ele se sinta importante e atendido. No pré-vendas, é preciso transmitir a confiança necessária para que você se sinta bem atendido.

5. PESQUISE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE DEMAIS CLIENTES

A satisfação dos clientes que a gráfica atende é um indicador de possíveis falhas processuais e também qual a expectativa do público que ela atende. É um desafio cada vez maior para as gráficas, flexibilizarem o atendimento de acordo com o cliente e engajar o consumidor, devido à variedade e similaridade de produtos.

A verificação de determinadas condições de um fornecedor, referente ao seu sistema da qualidade, ao seu processo produtivo, às suas instalações e/ou seu produto, permite avaliar se é esta a gráfica que você gostaria de ter como parceira.
Solicite que a gráfica indique os alguns clientes e fornecedores, assim você poderá pesquisar previamente como é gestão comercial da empresa, a fim de avaliar se ela é compatível com os seus requisitos. Além disso, o nível de satisfação dos demais clientes e fornecedores pode indicar se a empresa tem antecedentes estáveis, fornece um bom serviço, se é responsivo às necessidades do cliente, se cumpre o prometido, fornece apoio técnico e se mantém o comprador informado sobre o andamento do pedido, entre outros.

6. AVALIE A TECNOLOGIA QUE A GRÁFICA UTILIZA

Saber quais equipamentos a gráfica possui, ajuda a avaliar se ela está habilitada a imprimir adequadamente a sua embalagem. Verifique o número de cores do seu arquivo, se as cores utilizadas serão CMYK ou se deverá ser impresso com cores especiais, como pantones ou cores metalizadas (ouro, prata). Solicite para a gráfica avaliar se ela é capaz de reproduzir sua embalagem de acordo com quantidade de cores e utilização de verniz online. Assim, você contará com os serviços oferecidos por uma gráfica que reproduza com rapidez e qualidade suas embalagens, resultando em agilidade e qualidade no recebimento de seu pedido.

Quer saber mais? Entre em contato com Gráfica Adonis e veja como podemos lhe ajudar!

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