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Como usar a embalagem para fidelizar clientes?

A embalagem representa o primeiro contato físico que o cliente tem com a marca. Então apostar em um bom design pode fidelizar clientes, quando garante uma experiência positiva de compra. Além disso, existem outros benefícios de um bom processo de embalagem que agrega valor à marca e garante bons retornos para a empresa.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo MarketingProfs, cerca de 52% dos consumidores online afirmam que provavelmente voltariam a comprar um produto que foi entregue em uma embalagem diferenciada.

Além disso, 90% dos constituintes da pesquisa disseram que reutilizam caixas e sacolas depois de uma compra. Ainda de acordo com o estudo, empresas que adotaram embalagens diferenciadas tiveram um crescimento de cerca de 30% nas intenções de compra.

Tudo isso mostra a importância de uma embalagem no fortalecimento da marca e fidelização de consumidores. Vamos nos aprofundar nesse assunto! Confira!

Por que investir no design de embalagem?
Como já comentado anteriormente, essa ação pode trazer resultados promissores para a empresa. Como? Veja a seguir:

Provoca uma primeira impressão positiva
Uma embalagem premium comunica para o cliente que o conteúdo que está sendo vendido é de qualidade. Essa é uma forma de expressar para o consumidor que a marca se preocupa com cada detalhe do que entrega. Essa percepção inconsciente estimula o impulso à compra.

Melhora a experiência do consumidor
Já ouviu falar em unboxing experience? Como o próprio nome sugere, essa expressão pode ser traduzida do inglês como “experiência ao desempacotar”. Ou seja, é a sensação que o consumidor experimenta quando desembrulha o produto.

O conceito se popularizou com o YouTube: usuários gravam vídeos de um unboxing e revelam suas impressões a respeito da embalagem e da mercadoria. As percepções dos youtubers influenciam muito na decisão dos consumidores e, quando positivas, podem instigar no potencial cliente o desejo de adquirir o produto e ter a mesma experiência.

Agrega valor ao negócio
A embalagem traduz para o cliente a concepção de um produto premium, o que reforça a ideia de que sua empresa preza pela qualidade e excelência dos seus produtos. Isso, aliado a outros aspectos, agrega valor ao seu negócio, tornando-o melhor posicionado no mercado.

Estimula o compartilhamento nas redes sociais
Uma embalagem visualmente apelativa estimula o consumidor a compartilhar sua experiência nas redes sociais, promovendo a empresa em suas conexões. A divulgação espontânea pode ser uma forma de gerar tráfego orgânico para o seu site ou loja virtual e aumentar as vendas da empresa.

Como fidelizar clientes com o design de embalagem?
Diversos elementos são capazes de influenciar um consumidor a adquirir um produto através de uma embalagem bem elaborada e, possivelmente, motivá-lo a fazer uma recompra. Confira abaixo como sua empresa pode fidelizar clientes com o design de embalagens:

Aposte na inovação
Incorporar um sistema de abre e fecha inovador ou algo que oferece praticidade para o cliente é uma boa forma de cativar e fidelizar o consumidor. Pesquise soluções inovadoras para implementar na embalagem dos seus produtos e atrair mais compradores para sua empresa.

Ofereça uma embalagem sustentável
Soluções sustentáveis são ótimas alternativas para o processo de embalagem. Além de não impactarem negativamente o meio ambiente, as embalagens ecológicas combinam simplicidade e elegância, dois pilares que podem estar associados à sua marca.

Invista no design
Além do formato, material, sistema de abertura e outras características da embalagem, é importante investir, também, no design. Cores, ilustrações e tipografias fazem toda diferença e correspondem a mensagens diferentes conforme sua aplicação.

Tons claros podem representar leveza, enquanto tons escuros remetem à seriedade. É muito importante que sua empresa invista na criação de um material de qualidade, que atrairá os olhos do consumidor.

Acrescente um toque pessoal
Uma forma de cativar os clientes é acrescentar um toque especial à embalagem, como o nome do consumidor em uma etiqueta ou um cartão personalizado. Essa atitude aproxima a marca do comprador, o que o torna mais suscetível a construir um relacionamento com a marca e fazer novas compras no futuro.

Incremente a embalagem
Para tornar a experiência do consumidor ainda mais marcante, que tal incrementar a embalagem com revestimentos de tecido e com fragrâncias estimulantes? Texturas que estimulam o toque costumam agradar os clientes durante o unboxing experience, enquanto que as fragrâncias ativam a memória olfativa.

Como acertar na embalagem de produto?
É claro que uma boa embalagem não depende apenas do seu visual. Outras questões devem ser consideradas antes que a sua empresa invista em um modelo específico.

Teste a praticidade da embalagem
De nada adianta um material visualmente agradável se o seu uso não for prático. Teste a embalagem antes para verificar se ela protege o produto devidamente, não provoca desperdícios, é fácil de abrir e fechar, mas, ao mesmo tempo, veda bem o conteúdo da embalagem, entre outros aspectos. Um teste mal feito pode estragar a experiência do consumidor, o que invalida todos os esforços para um bom processo de embalagem.

Confira se a embalagem é adequada para transporte
Produtos que têm que ser deslocados por correio ou transportadora podem não ser manuseados com o devido cuidado. Por isso, é importante que a embalagem seja adequada para preservar a integridade do produto durante o transporte.

Invista na qualidade do material
Muitas vezes, empresas optam por embalagens feitas de um material mais acessível. Quando isso ocorre, o embrulho pode não resistir ao transporte, chegando amassado ou danificado nas mãos do consumidor. Essa situação pode frustrar o cliente e levar a embalagem para o lixo.

A embalagem é um importante recurso de marketing capaz de fidelizar clientes e atrair novos consumidores. Por isso, é vital que sua empresa considere investir no processo de embalagem dos seus produtos, de modo a potencializar suas estratégias de venda.

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Publicado por Tactos | 12/12/2018 | Design | Sem Comentários
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